Hoje em dia, ter um SEO no seu site ou loja virtual fará muita diferença quando o assunto é tráfego (visitas). Após um trabalho bem feito de SEO, você poderá notar um aumento significativo de pessoas acessando o seu site.

Mas se você não tem ideia de como começar a fazer isso, existem algumas ferramentas na internet que te ajudarão, como por exemplo, a Moz que auxiliará com sugestões de palavras-chave relacionadas a um determinado assunto.

Conheça 5 dicas de SEO do Moz para você

Por mais que o mundo do SEO seja um pouco complexo, se você conseguir entender o básico já fará uma grande diferença no seu site ou loja virtual. Então, fique atento a todas essas dicas abaixo!

Primeira dica: O que as pessoas estão procurando na internet?

A primeira coisa que você deve pensar é o que está sendo mais buscado na internet. Faça uma reflexão e se coloque no lugar de uma pessoa que está procurando um assunto nos sites de busca. Você colocaria a frase completa do que está procurando ou apenas uma das palavras?

Por exemplo, quem está procurando itens de festa na internet. Elas poderiam fazer perguntas como: ‘Onde encontrar itens de festas baratos?’, ‘Como comprar itens de festas em SP?’, entre outras. O que você precisa saber depois deste exercício é que se o seu conteúdo responder as perguntas do que está sendo procurado, ele se tornará relevante e aparecerá na primeira página.

Segunda dica: O seu conteúdo precisa ser indexável

Para melhorar o desempenho nos sites de buscas, o ideal é que o seu conteúdo esteja no formato de texto, conhecido como HTML. Já para imagens, os arquivos Flash, em Java ou qualquer outro tipo de conteúdo que não seja texto geralmente são ignorados pelos motores de busca.

Portanto, a forma mais fácil de ser bem visto nos motores de busca é você colocar as principais informações no texto (HTML) na página do site ou da loja virtual.

Mas alguns sites têm problemas em indexar o seu conteúdo, por isso, é indicado que se faça uma boa verificação usando ferramentas como, por exemplo, MozBar que irá te ajudar a visualizar quais são os elementos do seu conteúdo que estão sendo vistos e estão aptos para serem indexados pelos motores.

Terceira dica: Preocupe-se como link do seu site!

Não é apenas o conteúdo que faz o seu site ser achado pelos motores de busca, a sua preocupação com a estrutura do link também é muito importante. Você deve estar se perguntando: Mas como deve ser esta estrutura? Nós te respondemos: ele deve ser rastreável. Isso mesmo! O link do seu site ou loja virtual precisa permitir que os rastreadores naveguem pelos caminhos de seu site.

Infelizmente, muitos sites cometem um erro grave por não saber desta informação. Eles quando vão montar a estrutura de navegação fazendo com que os mecanismos de buscas não consigam acessar o link, dificultando que os motores de busca encontrem as suas páginas.

Quarta dica: Dê importância para as palavras-chave e segmentação

Um dos segredos do seu sucesso quando o assunto é sites de busca é o uso das palavras-chave. Conforme os motores rastreiam e indexam o conteúdo das páginas de seu site, eles vão mantendo o domínio dessas páginas em índices baseados em palavras-chave no lugar de armazenar todo o conteúdo de mais de 25 bilhões de páginas existentes na web em um único banco de dados.

Tome cuidado com o abuso no uso das palavras-chave e não coloque conteúdo que não tenha nada a ver com o seu conteúdo. O Google, por exemplo, dá importância para sites ou lojas que tenham temas e conteúdos que tenham conexão e lógica aos termos que foram buscados pelos usuários.

Aplique regras fáceis de boas práticas, mas existem alguns detalhes que precisamos nos preocupar:

  • A palavra-chave principal deve estar no título da página
  • A palavra-chave principal deve estar na URL permanente da página
  • Tenha uma meta-description (descrição de seu site ou loja) com menos de 156 caracteres para que fique disponível no buscador.

Quinta dica: Tenha um conteúdo de qualidade

Não adiantará de nada fazer todos os processos de SEO se o seu conteúdo não for de qualidade. O tipo de conteúdo contará também na relevância do seu site quando for aplicado os motores de busca.

Se você produzir um conteúdo ou vender uma mercadoria que não gere credibilidade, não terá preferência quando os usuários fizerem uma busca por algum tipo de tema.

Por que o meu site precisa de SEO?

A maioria do tráfego que vem dos sites de busca (Google, Bing e Yahoo!) é impulsado pelos robôs e, por este motivo, você precisa se preocupar com o SEO do seu site mesmo que use as redes sociais para impulsionar o número de visitantes do seu site.

Os motores de busca são usados para que todo o aumento de tráfego aconteça. Caso eles não achem a sua loja virtual ou site, você perderá a oportunidade de ser a primeira opção após a busca de um determinado assunto.

Outra vantagem de realizar este trabalho de SEO e aumentar o tráfego é que quanto mais audiência você tiver mais empresas vão querer anunciar no seu site. Desta forma, se o site for de conteúdo, por exemplo, poderá aumentar o lucro do seu negócio.