Um código EAN, diferentemente do código DUN 14 é uma combinação única de  números para identificar um objeto com base em um sistema europeu (“EAN” significa “Numeração Européia de Artigos”).

Quando você faz compras, você pode ver esses números no código de barras.

Isso significa que os produtos podem ser identificados através de um único número e sem erros!

Porque surgiram os códigos de barras?

Antigamente, as lojas eram muito mais simples, com poucas opções de produtos, marcas, cores, tamanhos. O comerciante conseguia registrar tudo em seu controle manualmente.

Hoje, as empresas evoluíram em torno de um mundo acelerado, dando aos consumidores um processo de pagamento e preço muito mais rápido.

Tudo isso é possível com o uso do código de barras.

Um código de barras é uma etiqueta ou rótulo de codificação que é colocado em todas as mercadorias que permitem aos computadores rastrear e associar os produtos de forma muito mais rápida e precisa do que se fosse realizada manualmente.

Um código de barras pode ler a informação de um produto inteiro. Isso é quase 10 vezes mais rápido do que se uma pessoa inserisse as informações à mão.

Além disso, a quantidade de erros feitos em um sistema de computador por itens com um código de barras é significativamente menor do que aqueles feitos por erro humano. Para aproximadamente cada 1.000 teclas digitadas por um ser humano, há uma média de 10 erros.

Com códigos de barras, a cada 10 000 leituras realizadas por um scanner óptico, há uma média de um único erro.

Este fato por si só é uma vantagem significativa para o uso de códigos de barras para todos os produtos.

No mundo dos negócios, queremos manter nossa sobrecarga baixa.

O uso de códigos de barras pode realmente reduzir a quantidade de tempo de treinamento necessário para os funcionários.

Um scanner é bastante simples de operar e automaticamente faz a computação para você.

Ensinar novos funcionários como usar um scanner é muito simples e realmente só deve levar uma questão de minutos.

Isso é muito mais fácil do que ter que se sentar com os funcionários e mostrar-lhes todo o inventário da loja e processo de preços que eles teriam que lembrar e ser precisos a cada momento.

Outra grande vantagem dos códigos de barras é a sua relação custo-benefício.

Os rótulos podem ser facilmente impressos e adicionados aos itens em um curso espaço de tempo, de modo que todo o seu inventário seja rotulado e rastreado imediatamente.

Os códigos de barras também podem ser impressos em praticamente qualquer coisa que você deseja imprimir diretamente: envelopes, pacotes de mala direta, etc.

É fácil ver por que os códigos de barras são um método muito mais eficaz e fácil de monitorar produtos de inventário e preços, mesmo se tratando de algumas centenas ou alguns milhares de itens.

Eles oferecem a identificação automática do produto, o reconhecimento e a implementação extremamente rápidos de dados, uma taxa de erro muito baixa, são extremamente rentáveis ​​e podem ajudar os empregadores a baixar as despesas gerais e reduzir o tempo de treinamento e trabalho.

O mundo moderno exige que as empresas se mantenham à frente da concorrência e mantenha o ritmo quando se trata de tecnologia moderna nos negócios. O uso de códigos de barras é uma parte muito integral do processo de rastreamento de inventário que oferece inúmeros benefícios para a empresa e seus clientes.