Quando o assunto é marketing digital, o Analista de SEO é um dos mais procurados, porém, muitas pessoas não conhecem exatamente qual é verdadeira função deste profissional.

O investimento no marketing de busca é muito importante para a sua empresa, pois facilitará com que o site seja encontrado facilmente nos sites de busca. E é aqui que começa o trabalho do Analista de SEO. Mas, na prática o que faz um analista de SEO? Iremos te explicar detalhes neste artigo.

Em que realmente trabalha o Analista de SEO?

Para que você tenha êxito em marketing de conteúdo é necessário gerar um tráfego (visitas), certo? Então, precisará da ajuda dos robôs dos sites de buscas como, por exemplo, Google, Bing e Yahoo.

O analista de SEO é responsável por otimizar todas as páginas de um determinado site para que elas tenham o melhor ranqueamento possível quando forem buscados assuntos relevantes ao conteúdo do site na internet.

Conheça as quatro principais funções de um Analista de SEO:

  • Pesquisa de palavras-chave – O analista de SEO será responsável por procurar palavras-chave que mais se encaixam com o conteúdo do site que será ranqueado nos motores de busca para atrair mais visitas ao site.
  • SEO on-page – Neste ponto, o analista irá realizar algumas configurações no site que está sendo trabalhado o SEO. Ele também se certificará de que as palavras-chave estão usadas da maneira certa, por exemplo. Mesmo não sendo programador, ele aproveitará para ver se o site tem algum erro de programação que possa atrapalhar o processo de ranqueamento.
  • SEO off-page – Quando chegar neste item, o analista de SEO terá que fazer uma análise sobre os links externos, por exemplo, direcionamento do seu conteúdo que estava publicado em um blog ou site parceiro. Aqui também será responsável por fazer contatos e conseguir parcerias com outras publicações para gerar ainda mais visitas para o site.
  • Análise de métricas – O Google Analytics, serviço gratuito oferecido pelo Google e uma das ferramentas para medir audiência mais utilizadas no mundo, será também muito importante no dia a dia do Analista de SEO. O profissional deverá listar as principais palavras-chave que fazem com que gerem tráfego para o site. Ele também aproveitará para analisar de onde vêm os links externos e se o seu trabalho está fazendo efeito.

Se você está pensando em investir nesta carreira, temos uma boa notícia! Nos dias de hoje com o boom da internet, o mercado está em alta para os analistas de SEO trazendo uma das melhores remunerações do mercado, já que tem muita importância no marketing digital.

De acordo com uma pesquisa realizada no site Love Mondays, o salário pode variar de R$ 2.759,00 a R$ 6,420,00.

Quais são os requisitos para ser um Analista de SEO?

Não existem pré-requisitos oficiais para ser um Analista de SEO, mas existem alguns itens básicos e essenciais que são importantes para exercer a função.

  • Saber como funciona os mecanismos de busca.
  • Ter uma noção de códigos de programação, como por exemplo, html, css, php, etc.
  • Conhecer como funciona a palavra-chave e conseguir executar a melhor estratégia com essa palavra-chave para aumentar o número de visitantes.
  • Ter conhecimento de como funciona e saber mexer nas principais redes sociais para fazer com elas também aumentem o tráfego do site.
  • Saber sobre as técnicas de SEO.
  • Ter conhecimento de como montar estratégias de posicionamento.
  • Saber mexer nas ferramentas para que você consiga fazer análise de desenvolvimento e resultados.
  • Saber o que é xml.
  • Se possível, ter inglês.
  • Você deve entender como é o comportamento das pessoas que consomem o conteúdo do site.
  • Possuir graduação ou experiência de trabalho na área de marketing.

Como ser um Analista de SEO?

O primeiro passo para ser um Analista SEO é fazer um bom curso. Existem presenciais e online. Procure um curso que, além de ensinar o básico, faça você pensar como SEO entendendo verdadeiramente como otimizar sites e não apenas te ensine a montar uma estratégia de marketing digital.

Outra dica bem bacana para ficar super atualizado, caso deseje seguir a carreira de Analista de SEO, e ficar atento aos principais sites do assunto. Desta forma, você ficará por dentro das novas tendências do mercado e ainda mais atualizado quando o assunto são as técnicas mais avançadas de otimização.

Importância do SEO para uma empresa

Segundo um estudo feito pela Relevance, o Google é o responsável pelo maior tráfego da maioria dos sites, com uma média de 18,2% de todo o tráfego. Este dado mostra a importância de se investir no SEO do site de sua empresa. Principalmente, se você quer aparecer no topo das páginas de busca. Isso só acontecerá se o seu site tiver um SEO consistente e bem planejado.

Lojas virtuais, por exemplo, são as que mais necessitam de SEO, afinal, sem audiência quer dizer também sem vendas, não é mesmo?